2017

 

A OITI International Tax Moot Court é uma competição desenvolvida pelos membros do Observatório Ibero-Americano de Direito Tributário Internacional com o objetivo de promover o estudo do direito tributário internacional entre jovens até 28 anos. Nesta competição desenvolvida em uma fase escrita e uma fase oral, alunos de Universidades e Instituições acadêmicas de diversos países debatem um caso envolvendo diversos aspectos atuais da tributação internacional.

 

 

 

 

Este ano, a competição ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro na Faculdade de Economia da Universidade do Chile e contou com a participação de times da Universidad de Externado e Universidad de Los Andes da Colômbia, Universidad Carlos III de Madrid da Espanha, da Universidade de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário do Brasil e, pela primeira vez, com um time representando a Universidade de Amsterdam da Holanda.

 

 

 

 

Este ano o IBDT foi representado pelos estudantes Dora Pimentel Mendes de Almeida e Saori Yadoya, matriculadas na Especialização em Direito Tributário, Juliana Midori Kuteken e Marcelo Henrique Moura, matriculados na Especialização em Direito Tributário Internacional, sob a orientação do Professor Diogo de Andrade Figueiredo. A equipe mostrou alto grau de compreensão e domínio dos temas discutidos, entre os quais cita-se direitos dos contribuintes na troca de informações, o conceito de beneficiário efetivo, aplicação de cláusula de nação mais favorecida e os critérios para identificação e caracterização de estabelecimento permanente, sagrando-se campeã na competição.

 

 

 

A diretoria do IBDT parabeniza os membros da equipe.