Carta do Editor
Prezados Leitores,
O ano de 2020 termina com grandes feitos para o IBDT, como os leitores desta RDTA 46 constatam na nota do presidente Ricardo Mariz de Oliveira. O registro das realizações dos objetivos estatutários se fez necessário para nos darmos conta da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, cujos frutos colhemos.
No que diz respeito à produção científica de caráter permanente, os eventos socioeconômicos de 2020 motivaram os tributaristas a se manifestar da melhor forma, com a pena e o papel. Nesta edição brindamos os leitores com relevantes ensaios, ora breve e pontualmente anunciados.
Os leitores têm a oportunidade de refletir sobre um tema atual abordado por duas perspectivas distintas, como a modulação de efeitos das decisões em matéria tributária. Destaque-se, ainda, um interessante estudo sobre as sanções administrativas e penais na tributação federal, tema de especial interesse num momento de grande pressão fiscal.
É gratificante observar a evolução doutrinária de alguns temas de direito material que constantemente são revisitados nas diversas edições da RDTA, como a progressividade, o confisco, a proporcionalidade, a legalidade e a interpretação. Talvez coubesse um estudo desses temas sob a perspectiva dos autores que tiveram seus trabalhos publicados neste repertório.
Enfim, com a satisfação de quem saboreia um bom prato, convido os comensais a “degustarem” da boa leitura. Boas Festas!
Cordialmente.
Fernando Aurelio Zilveti
publicacaordta@ibdt.org.br