Nota da Presidência
Encerrando o ano de 2020 no setor de publicações, é com satisfação que entregamos aos nossos Associados este número da Revista Direito Tributário Atual (RDTA), completando o ciclo quadrimestral a que demos início neste mesmo ano.
Esta revista, que se constitui numa realização importante e tradicional no IBDT, que inicialmente era anual, passara a ser semestral, mas se transformou em quadrimestral em virtude da grande quantidade de colaborações recebidas em forma de artigos para publicação após “blind peer review”, a qual conta pontos para o autor perante a CAPES do Ministério da Educação, ou para publicação sem tal revisão quando seus autores a dispensem.
Juntamente com as três edições da RDTA, neste ano o IBDT editou e entregou aos Associados mais os seguintes livros da série “Doutrina Tributária”, destinada à divulgação de teses de doutoramento e dissertações de mestrado de pós-graduandos da Faculdade de Direito da USP: Progressividade no Imposto sobre a Renda, de Raphael Assef Lavez; Tributação e Economia Digital, de Rodolfo Tsunetaka Tamanaha; Cooperação Fiscal Internacional e Troca de Informações, de Roberto Codorniz Leite Pereira; A Consideração Econômica no Direito Tributário, de Ricardo André Galendi Júnior e A Reiteração de Parcelamentos Extraordinários de Créditos Tributários Federais, de Priscila Maria F. Campos de Souza.
Também neste ano, o Instituto passou a divulgar em seu site as teses de láurea de formandos no curso de bacharelado da mesma Faculdade de Direito que as encaminharam para esta finalidade, tendo inclusive publicado algumas delas na edição n. 45 da RDTA.
Com isto o IBDT cumpre duas das suas finalidades institucionais, que são a divulgação do direito tributário e a pesquisa e desenvolvimento desse ramo do direito, inclusive com a atribuição de incentivos a jovens tributaristas, visando assim a continuidade do seu trabalho pelas gerações futuras.
Neste mesmo sentido, mais uma vez alunos do Curso de Direito Tributário Internacional do IBDT participaram do “Tax Moot Court” realizado anualmente pelo Observatorio Iberoamericano de Tributación Internacional, tendo sua equipe logrado a classificação em primeiro lugar entre várias universidades do exterior e também do Brasil.
Felizmente, neste ano de pandemia e de tantas dificuldades conseguimos continuar todas as nossas atividades, inclusive com nossos cursos e nossas Mesas de Debates por via on-line, sem qualquer prejuízo para a qualidade desses eventos.
Assim, além dos nossos quatro cursos regulares, conseguimos ministrar quatro cursos avulsos com grande participação de interessados: Controvérsias e Temas Tributários Atuais na Jurisprudência; Temas Avançados de Tributação Internacional; Direito Aduaneiro e Tributação do Comércio Internacional; e Temas Avançados de Preços de Transferência.
Também por via virtual, tivemos durante três dias em setembro o VIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário Internacional, com mais de oitocentos inscritos e mais de setenta painelistas oriundos de dezoito países.
Por tudo isto, o Instituto somente tem que agradecer a tantos colaboradores que doaram seu tempo, seus conhecimentos e seu trabalho gratuito para que todas essas realizações pudessem ter-se concretizado.
Aos nossos leitores, o IBDT deseja um feliz encerramento de ano e que em 2021 continuemos a nos reunir como ocorreu em 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO
Ricardo Mariz de Oliveira
Presidente