CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

 

 

Curso de Especialização em Direito Tributário Brasileiro passou a ser oferecido pelo IBDT de forma autônoma a partir de 2013, apresentando-se como uma alternativa metodológica aos diversos cursos existentes até então no cenário acadêmico, visando apresentar uma visão abrangente do Sistema Tributário Nacional e oferecer aos alunos um debate qualificado e voltado para a prática diária.

A Especialização é pautada em um equilíbrio entre a teoria e a prática, com a confluência de aulas voltadas para a discussão de aspectos teóricos, aulas voltadas para análise jurisprudencial e legislativa e seminários em que os alunos são alçados à posição de protagonistas para simulação de discussões tal como ocorrem nos tribunais. Os alunos são responsáveis pelo estudo do caso, elaboração de memoriais e sustentações orais durante a classe no exercício dialético dos argumentos envolvidos.

O Curso conta com professores convidados, normalmente profissionais de diversas carreiras (advogados, conselheiros do CARF, TIT, CMT etc.), consagrados no assunto, e com professores assistentes (na sua maioria mestrandos e doutorandos da USP) responsáveis por conduzir as discussões nos seminários.

 


Primeira de sua espécie, o Curso de Especialização em Direito Tributário Internacional vem sendo oferecida pelo IBDT desde 2007. A participação de professores consagrados da Europa e dos Estados Unidos no corpo docente permite que o curso esteja alinhado com as discussões que neste momento estão sendo travadas nos principais centros de pesquisa especializados do exterior.

O Curso visa a uma formação abrangente na matéria, qualificando o aluno para compreender os fundamentos normativos do direito tributário internacional sob o viés nacional – normas brasileiras afetas às operações transnacionais (regras de preços de transferência, subcapitalização, CFC etc) – e internacional – tratados aplicáveis à realidade brasileira (Convenção de Viena, Tratados para evitar a dupla tributação etc).

Atividades extracurriculares são oferecidas para que o aluno vivencie experiências que dificilmente teria na prática, mas que permitem uma compreensão maior das políticas adotadas por nosso país referentes à tributação internacional. Entre as atividades merecem destaque: (i) negociação simulada de tratado para evitar a dupla tributação – realizada com alunos de instituições de ensino parceiras no exterior – Vienna University of Economics and Business (Áustria) e University of Florida – Levin College of Law (Estados Unidos da América); e (ii) OITI International Tax Moot Competition, realização de um julgamento simulado sobre caso envolvendo tributação Internacional.

Curso de Especialização em Direito Tributário Brasileiro 2020/2021

 

Com o objetivo de cumprir sua função estatutária de promover o ensino e a pesquisa do Direito Tributário, o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), sob a presidência do Prof. Ricardo Mariz de Oliveira, Orientação Acadêmica do Prof. Dr. Luís Eduardo Schoueri e do Prof. Dr. João Francisco Bianco, sob Coordenação do Prof. Dr. Paulo Victor Vieira da Rocha e com assistência acadêmica de Michell Przepiorka e Fernando Luis Bernardes de Oliveira, oferecerá o curso de Especialização em Direito Tributário Brasileiro – Edição 2020/2021.

 

Público Alvo

 

Profissionais graduados em Direito, Contabilidade, Economia ou áreas afins. Nos casos de graduação diversa de Direito, exige-se atuação profissional que tenha conferido alguma experiência em Direito Tributário.

 

Processo seletivo

 

  • O processo seletivo ao curso consistirá em duas etapas:

 

  1. Análise de Currículo Lattes e de Carta de Motivação do candidato;
  2. Entrevista.

 

O candidato deverá enviar Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/) Carta de Motivação (esta, com no máximo duas laudas de extensão) e ficha de inscrição preenchida, todos em arquivos digitais, para o e-mail: valeria.cursos@ibdt.org.br, até 02/03/2020, inserindo, no campo “assunto” da mensagem, o seguinte: “Processo Seletivo Especialização Nacional 2020”.

PROCESSO SELETIVO 2020/2021

INSCRIÇÕES:
Encerradas

INÍCIO PREVISTO:
1º semestre de 2020

CARGA HORÁRIA:
720 horas

DURAÇÃO:
24 meses

MODALIDADE:
Presencial

INVESTIMENTO:
Consultar valores no edital

COORDENAÇÃO:
Paulo Victor Vieira da Rocha

FALE CONOSCO

EDITAL COMPLETO

 

Curso de Especialização em Direito Tributário Internacional

 

Com o objetivo de cumprir sua função estatutária de promover o ensino e a pesquisa do Direito Tributário, o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), sob a presidência do Prof. Ricardo Mariz de Oliveira, Orientação Acadêmica do Prof. Dr. Luís Eduardo Schoueri e do Prof. Dr. João Francisco Bianco, sob Coordenação do Prof. Dr. Victor Borges Polizelli, oferecerá o Curso de Especialização em Direito Tributário Internacional – Edição 2020.

 

PROCESSO SELETIVO

O candidato deverá enviar Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/), Carta de Motivação (esta, com no máximo duas laudas de extensão) e ficha de inscrição preenchida, todos em arquivos digitais, para o e-mail valeria.cursos@ibdt.org.br, até 30/01/2020, inserindo, no campo “assunto” da mensagem, o seguinte: “Processo Seletivo Especialização Internacional 2020”.

PROCESSO SELETIVO 2020

INSCRIÇÕES:
Encerradas

INÍCIO PREVISTO:
1º semestre de 2020

DURAÇÃO:
12 meses

MODALIDADE:
Presencial

INVESTIMENTO:
Consultar valores no edital

COORDENAÇÃO:
Victor Borges Polizelli

FALE CONOSCO

EDITAL COMPLETO