MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL

 

Trata-se do primeiro Mestrado, na área do Direito, oriundo de um Instituto sem graduação na área do Direito, tendo o MEC reconhecido que o IBDT demonstrou sua excelência científica ao obter autorização para oferecer o curso de Mestrado acima mencionado.

A estrutura institucional para o Programa de Mestrado Profissional em Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento conta com o Pró-Reitor de Pós Graduação Luís Eduardo Schoueri, e o Coordenador do Curso, Luís Flávio Neto.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento

 

LINHAS DE PESQUISA

  1. A tributação Brasileira no Ambiente Globalizado
  2. O Regime Tributário dos Investimentos do Exterior e seus Reflexos no Brasil

 

COORDENADOR

LUÍS FLÁVIO NETO

 

CORPO DOCENTE

ANA CLÁUDIA AKIE UTUMI

CARLOS OTÁVIO FERREIRA DE ALMEIDA

FERNANDO AURELIO ZILVETI

GILBERTO DE CASTRO MOREIRA JUNIOR

GUSTAVO GONÇALVES VETTORI

JOÃO DÁCIO DE SOUZA PEREIRA ROLIM

JOÃO FRANCISCO BIANCO

LUÍS EDUARDO SCHOUERI

LUÍS FLÁVIO NETO

PAULO VICTOR VIEIRA DA ROCHA

MARCOS VINICIUS NEDER DE LIMA

RODRIGO MAITO DA SILVEIRA

SERGIO ANDRE ROCHA

THIAGO DOS SANTOS ACCA

VICTOR BORGES POLIZELLI

 

PROFESSORES COLABORADORES

CLARA GOMES MOREIRA

ISABEL GARCIA CALICH DA FONSECA

PEDRO GUILHERME LINDENBERG SCHOUERI

ROBERTO CODORNIZ LEITE PEREIRA

 

Edital Completo

 

PROGRAMAÇÃO

Calendário e Disciplinas

 

REGULAMENTOS

Regulamento do Mestrado Profissional

Regulamento das bancas de qualificação e de defesa

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

 

No dia 25/11/20, às 15h00, o Mestrado em Tributação Internacional e Desenvolvimento do IBDT realizará a banca de qualificação do trabalho de conclusão de curso do aluno CAIO CÉSAR MORATO.

Sob a orientação do Prof. Dr. João Francisco Bianco, a pesquisa tem como tema A Tributação dos não Residentes no Brasil no Âmbito da Economia Digital. A banca de qualificação poderá ser acompanhada ao vivo pelo seguinte link de acesso público:

https://us02web.zoom.us/j/83181455211?pwd=WU81V1VORUxmZk1waW9QejljazhmQT09

Meeting ID: 831 8145 5211
Password: 066466

 

 

 

The Professional Master Course on International Taxation of Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT, the Department of Economic, Budgetary and Tax Law of the Law School of the University of São Paulo – USP, and the International Bureau of Fiscal Documentation – IBFD (Netherlands) proudly invite the international tax law community to join in the 1st IBDT/IBFD/DEF-USP Seminar of Researchers in International Taxation, on 14-15 September.

The purpose of the Seminar is to provide researchers with an opportunity to discuss their current research projects with leading academics and a selected circle of colleagues. Participants will benefit from tailored coaching provided by a panel of international tax professors, as well as from feedback provided by peers from Brazil and all around the world.

 

More Information

 

APROVADOS

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

Nesta quinta-feira (16), às 17h, teremos o nosso webinar #4 da série de Webinars IBDT e DEF-USP, de iniciativa do Mestrado Profissional em Tributação Internacional do IBDT. O evento é aberto ao público e será transmitido por meio da plataforma zoom.

As inscrições podem ser feitas clicando no link https://bit.ly/WEBINARIBDT1607. No encontro, discutiremos os Preços de Transferência em Países em Desenvolvimento.
O evento contará com a participação de Luís Eduardo Schoueri, Luís Flávio Neto, Victor Polizelli, Andrés Ramírez, Sandra Juliana de Oliveira e Gustavo Pagliuso Machado.

 

 

Nesta quinta-feira (25) tivemos a terceira edição da série de Webinars IBDT e DEF-USP, de iniciativa do Mestrado Profissional em Tributação Internacional do IBDT, onde discutimos a Aplicação de Acordos de Bitributação pelos Tribunais Brasileiros.

Nesta oportunidade contamos com a participação de Luís Eduardo Schoueri, Luís Flávio Neto, Pedro Guilherme Lindenberg Schoueri, Isabel Garcia Calich da Fonseca, Marcus Livio Gomes e Clara Gomes Moreira.

Disponível aos associados do IBDT.

 


 

 

 

Nesta quinta-feira (18) tivemos mais um encontro da série de Webinars IBDT e DEF-USP. Discutimos o IRPJ em tempos de COVID-19, a dedutibilidade de doações e auxílios, benefícios fiscais, tributação de subvenções e outros temas concretos.

Organizado pelo Mestrado Profissional em Tributação Internacional do IBDT, o evento contou com a participação de Luís Eduardo Schoueri, Luís Flávio Neto, Ana Cláudia Akie Utumi, Ricardo Mariz de Oliveira, Juliana França Lourenço Zobaran e Eugenio Carlos Deliberato Jr.

Disponível aos associados do IBDT.

 


 

 

Primeiro encontro da nossa série de Webinars IBDT e DEF-USP. No dia 10 de junho (quarta-feira) discutimos a Tributação Internacional em Tempos de Economia Digitalizada e a COVID-19. O evento foi organizado pelo Mestrado Profissional em Tributação Internacional do IBDT, com a participação de Luís Eduardo Schoueri, Luís Flávio Neto e Renata Emery, bem como de João Félix Pinto Nogueira (IBFD, Holanda), Luiz Guilherme de Medeiros Ferreira (Brasscom) e Henrique Indio do Brasil (AirBnB).

Disponível aos associados do IBDT em nosso canal no Youtube!

 

O Núcleo de Pesquisas do Mestrado Profissional em Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento – NUPEM, do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT, se dedicará à produção acadêmica, levantamento de dados empíricos e desenvolvimento de conteúdo de relevância à sociedade e aos operadores do Direito Tributário Internacional.

 


 

CALL FOR IBEROAMERICAN RESEARCHERS

 

The Research Center of the Professional Master’s Degree in international Tax Law and Development – NUPEM, maintained by the Brazilian Institute of Tax Law – IBDT, in a partnership with the Iberoamerican Observatory of International Taxation (OITI), opens the call for researchers from Iberoamerican Countries willing to take part of the project:

“OITI: Digital Miscellaneous”

Applications are open until the October 7th, 2020 (11:59 pm, Brazilian time).

 

Aprovados

 

More Information

 

 


 

PROCESSO SELETIVO PARA O GRUPO DE PESQUISA

 

Linha de Pesquisa: Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento

Grupo de Pesquisa: Tributação Internacional e Países em Desenvolvimento: O Caso Brasileiro

O NUPEM comunica a abertura de processo seletivo para o grupo de pesquisa que desenvolverá o projeto “Tributação Internacional e Países em Desenvolvimento: O Caso Brasileiro”. Inscrições abertas para a comunidade acadêmica até 11/09/2020, às 23h59min.

EDITAL COMPLETO

PROCESSO SELETIVO 2020.2

INSCRIÇÕES:
Encerradas

INÍCIO PREVISTO:
2º semestre de 2020

DURAÇÃO:
36 meses

MODALIDADE:
Presencial**

INVESTIMENTO:
Consultar valores no edital

COORDENAÇÃO:
Luís Flávio Neto

FALE CONOSCO

Em razão da pandemia da COVID-19 e das orientações governamentais, os encontros serão realizados por meio de plataformas de videoconferência