MESA DE DEBATES IBDT/FIPECAFI

Participe da Mesa de Debates do IBDT / FIPECAFI, que acontece uma vez por mês, das 8h15 às 10h, on-line, por meio da plataforma Zoom. O evento é aberto ao público.

O acesso ao encontro se dará por meio do link e ID (válidos somente no dia do evento), sendo necessário que cada participante esteja conectado à internet.

O download da plataforma pode ser solicitado ao abrir o link. Antes de ingressar na reunião, recomendamos que o microfone esteja desativado. Sugerimos que o interessado acesse e teste a plataforma antes do início do evento, para verificar possíveis problemas ou dificuldades no acesso. Caso ocorram estas situações, entre em contato com o IBDT através do e-mail: http://biblioteca@ibdt.org.br.

Confira a pauta e participe!

 

Tanto o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) quanto a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) são instituições que nasceram no ano de 1974 como entidades de apoio a Departamentos da Universidade de São Paulo, mais especificamente o Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito e o Departamento de Contabilidade da FEA, respectivamente.

Desde então, ambas as instituições têm se dedicado às atividades de ensino, pesquisa e extensão em suas respectivas áreas, por meio da realização de cursos, congressos, palestras, obras, dentre outras iniciativas, de forma que as duas entidades se destacam pela excelência em seus campos de atuação.

Em 2018 foi elaborado convênio institucional entre as duas instituições, sendo que um dos frutos de tal parceria foi a criação das Mesas de Debates IBDT-FIPECAFI.

A Mesa de Debates IBDT-FIPECAFI realiza-se mensalmente no Auditório do IBDT, das oito e quinze às dez horas da manhã. Participam do evento diretores e conselheiros do IBDT e da FIPECAFI, professores do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito e do Departamento de Contabilidade da FEA, advogados, economistas, contadores, administradores de empresas e funcionários públicos especializados na área tributária. São objeto de exame e debate os temas atuais que estejam relacionados com Contabilidade e Tributação.

As manifestações dos participantes da Mesa de Debates muitas vezes são proferidas em caráter preliminar e não necessariamente expressam o entendimento definitivo do participante sobre o tema discutido.

Pauta para o dia 22.09.2021

 

  • Aquisição de Participações Societárias com Foco na Alienação (Eduardo Flores, Diego Miguita e Guilherme Froner);

 

  • Combinação de Negócios sobre Controle Comum (Paulo Aragão e Eduardo Flores). 

 

 

Pauta para o dia 29.10.2021

 

  • Aquisição de ação de não controlador é ação em tesouraria? (Eliseu Martins).

 

 

Temas, desde que autorizados, podem ser acrescentados até a data da reunião. Os assuntos que não puderem ser tratados por falta de tempo serão transferidos para a próxima semana.

Encontros presenciais (suspensos até o momento), das 8h30 às 10h, no Auditório Alcides Jorge Costa:
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 290, 7º andar, Centro – São Paulo.

 

SETEMBRO

Quarta-feira, 22/09

OUTUBRO

Sexta-feira, 29/10

NOVEMBRO

Quarta-feira, 24/11

DEZEMBRO

Sexta-feira, 17/12