Normas Internacionais de Contabilidade e Tributação – 3ª Edição – NICT 2022-1

A 3ª edição do Curso de Extensão de Normas Internacionais de Contabilidade e Tributação é oferecida pela IBDT em parceria com a FIPECAFI.

Com um corpo docente formado por especialistas da área contábil e da área jurídica, as aulas contarão com debates envolvendo docentes de ambas as Instituições, permitindo uma análise aprofundada das controvérsias e polêmicas decorrentes da adoção do padrão internacional de contabilidade e seus impactos na tributação das empresas, proporcionando – a um grupo seleto de estudantes – uma visão interdisciplinar dos temas debatidos.

Público-Alvo

Profissionais do mercado da Contabilidade e do Direito (advogados, juízes, procuradores), auditores fiscais, pesquisadores e demais interessados no Direito Tributário.

Estrutura das aulas

As aulas serão compostas por uma parte expositiva (duração estimada de 1h20) e de debates entre os Professores e Mediador no tempo remanescente.

Ademir S Bernardo

Alexandre Evaristo

Alexandre Garcia

Alexsandro Broedel

Ana Claudia Utumi

Barbara Carneiro

Bruna Ferrari

Bruno Fajersztajn

Christiano Santos

Clarissa Machado

Cláudia Pimentel

Diego Miguita

Edison Fernandes

Eduardo Alves

Elidie Palma Bifano

Eliseu Martins

Fabiana Carsoni

Fabio Silva

Fernando Galdi

Fernando Zilveti

Giancarlo Matarazzo

Gustavo Haddad

Heron Charneski

Isabel Bueno

Kieran Mcmanus

Leandro Ardito

Luciana Aguiar

Marcelo Pohlman

Marcos Takata

Nina Aguiar

Paulo Aragão

Pedro Anders

Pedro Eroles

Ramon Tomazela Santos

Ricardo Mariz de Oliveira

Romero Tavares

Segio Andre Rocha

Tatiana Lopes

Thais Meira

Thais Romero Veiga Shingai

Tomás Cantista Tavares

Victor Borges Polizelli

 

** quadro docente sujeito a alteração.

Processo Seletivo MONITORIA para ingresso no Curso de Extensão NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO – 3ª EDIÇÃO, todas as informações são publicadas no site institucional.

O Curso é voltado para bacharéis em direito; contadores; operadores em busca de maior especialização; especialistas em busca de atualização e discussão.

Para se inscrever no processo seletivo, os(as) candidatos(as) devem atender os requisitos publicados em edital, e ser aprovados nas seguintes etapas:

• carta de motivação do(a) candidato(a), com no máximo 1 (uma) lauda de extensão;
• curriculum vitae, preferencialmente no padrão da Plataforma LATTES/CNPq, que pode ser elaborado no website http://lattes.cnpq.br/;

Será concedida bolsa de estudos integral do curso para o candidato selecionado para a monitoria.

    • Aula 1 – 03/05/2022 – Normas internacionais de contabilidade (IFRS) e tributação

    Presidente: Heron Charneski

    Professores: Nina Aguiar| Marcelo Pohlman

     

    • Aula 2 – 10/05/2022 – Avaliações a valor justo e a valor presente

    Presidente: Fabiana Carsoni

    Professores: Tatiana Lopes | Tomás Cantista Tavares                    

     

    • Aula 3 – 17/05/2022 – Propriedades para investimento, imobilizado e intangível

    Presidente: Romero Tavares

    Professores: Edison Fernandes | Bruno Fajersztajn

     

    • Aula 4 – 24/05/2022 – Arrendamentos

    Presidente: Bruna Ferrari

    Professores: Christiano Santos | Elidie Palma Bifano

         

    • Aula 5 – 31/05/2022 – Criptoativos

    Presidente: Pedro Eroles

    Professores: Fernando Zilveti | Kieran Mcmanus

         

    • Aula 6 – 07/06/2022 – Combinação de Negócios I

    Presidente: Ana Claudia Utumi

    Professores: Clarissa Machado | Alexsandro Broedel            

     

    • Aula 7 – 14/06/2022 – Combinação de Negócios II

    Presidente: Thais Meira

    Professores:  Ramon Tomazela Santos | Eduardo Alves | Leandro Ardito  

     

    • Aula 8 – 21/06/2022 – Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes

    Presidente: Alexandre Garcia

    Professores: Fabio Silva | Luciana Aguiar                 

     

    • Aula 9 – 28/06/2022 – Tributos sobre o lucro e tratamento das incertezas (ICPC 22)

    Presidente: Pedro Anders

    Professores: Diego Miguita |Gustavo Haddad 

         

    • Aula 10 – 05/07/2022 – Instrumentos Financeiros

    Presidente: Giancarlo Matarazzo

    Professores: Fernando Galdi | Victor Borges Polizelli

                     

    • Aula 11 – 12/07/2022 – Patrimônio líquido, subvenção e assistência governamentais

    Presidente: Paulo Aragão

    Professores: Alexandre Evaristo | Sergio Andre Rocha                     

     

    • Aula 12 – 19/07/2022 – Receita de contrato com cliente

    Presidente: Ademir S. Bernardo

    Professores: Barbara Carneiro  | Ricardo Mariz de Oliveira

         

    • Aula 13 – 26/07/2022 – Pagamento baseado em ações

    Presidente: Marcos Takata

    Professoras: Isabel Bueno | Thais Romero Veiga Shingai     

     

    • Aula 14 – 02/08/2022 – Debate aberto: o futuro da relação entre contabilidade e tributação no Brasil

    Palestrantes: Ricardo Mariz de Oliveira | Cláudia Pimentel |Eliseu Martins

               

(**) Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio aos inscritos.

  1. Zoom| O aluno deverá baixar o Zoom ou utilizar a versão web (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html). Para utilizar o Zoom, deverá se registrar na plataforma;
  2. Nome completo| Ao ingressar na sala, o aluno deverá estar com seu nome completo no registro, caso contrário, o acesso à sala não será liberado;
  3. Conta Individual| Não será admitida a utilização de duas ou mais contas em conjunto para assistir a aula ao vivo;
  4. Horário De Acesso| As aulas possuem previsão de início para as 19h. É solicitado que aqueles que tiverem disponibilidade, acessem o link do encontro com 15 minutos de antecedência, considerando que a liberação poderá levar alguns minutos;
  5. Microfone Mudo| O microfone do aluno deverá permanecer mutado/fechado durante todo debate e exposição, salvo para perguntas ou se a palavra lhe for conferida;
  6. Questões por áudio| Recomenda-se que as perguntas sejam feitas ao final da aula e da exposição de cada professor, sendo possível também a intervenção durante a aula. Em um ou outro caso, o aluno deverá pedir a palavra por meio da ferramenta “raise hand” (levantar a mão) e, ao tê-la concedida, realizar a pergunta por áudio.
  7. Gravação| As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis, apenas para os alunos matriculados, por 30 dias após o encerramento do Curso. A gravação não é considerada para fins de certificação do Curso.
  8. Bibliografia| Não há leitura obrigatória, tampouco necessidade de preparação prévia para as aulas. Por esse motivo, não serão encaminhadas sugestões de leitura aos alunos.
  9. Certificado de Participação| Serão emitidos certificados de participação aos alunos que assistirem, ao menos, 75% das aulas pelo Zoom. As gravações não são consideradas para fins de certificação. Os certificados serão emitidos em até duas semanas após as gravações serem excluídas do sistema.
  10. Material (PPT)| será requisitado aos professores o material eventualmente utilizado para disponibilização aos alunos, mas o envio pelo docente é facultativo. Assim, envidaremos todos os esforços para compartilhar o material, mas o envio não é obrigatório e o material deverá ser considerado meramente complementar ao curso.

INSCRIÇÕES:
Até dia 02 de maio de 2022

INÍCIO DAS AULAS:
03/05/2022

DURAÇÃO:
14 encontros

Terças-feiras, das 19h às 22h

CARGA HORÁRIA:
42 horas

MODALIDADE:
On-Line

INVESTIMENTO:
Associados do IBDT
1.900,00 (à vista) e R$ 2.100,00 (parcelado)

Não associados
R$ 2.700,00 (à vista) e R$ 3.000,00 (parcelado)

COORDENAÇÃO:
Alexandre Evaristo Pinto (FIPECAFI)
Bruno Fajersztajn (IBDT)
Fábio Silva (FIPECAFI)
Heron Charneski (IBDT)

Assistente de coordenação:
Daniel Azevedo Nocetti (IBDT)

FALE CONOSCO:
(11) 3105-8206, ramal 1111
cursos@ibdt.org.br