IBDT

Mesa de Debates IBDT/FIPECAFI

Mesa de Debates do IBDT / FIPECAFI, que acontece mensalmente, das 8h15 às 10h, on-line, com participação ativa pelo Zoom ou acompanhe a transmissão pelo nosso canal no Youtube:

Zoom

ID e senha serão divulgados oportunamente.

Youtube

O download da plataforma Zoom pode ser solicitado ao abrir o link. Antes de ingressar na reunião, recomendamos que o microfone esteja desativado. Sugerimos que o interessado acesse e teste a plataforma antes do início do evento, para verificar possíveis problemas ou dificuldades no acesso. Caso ocorram estas situações, entre em contato com o IBDT através do e-mail: biblioteca@ibdt.org.br.

Confira a pauta e participe!

Tanto o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) quanto a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) são instituições que nasceram no ano de 1974 como entidades de apoio a Departamentos da Universidade de São Paulo, mais especificamente o Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito e o Departamento de Contabilidade da FEA, respectivamente.

Desde então, ambas as instituições têm se dedicado às atividades de ensino, pesquisa e extensão em suas respectivas áreas, por meio da realização de cursos, congressos, palestras, obras, dentre outras iniciativas, de forma que as duas entidades se destacam pela excelência em seus campos de atuação.

Em 2018 foi elaborado convênio institucional entre as duas instituições, sendo que um dos frutos de tal parceria foi a criação das Mesas de Debates IBDT-FIPECAFI.

A Mesa de Debates IBDT-FIPECAFI realiza-se a cada dois meses, em formato on-line, das oito e quinze às dez horas da manhã. Participam do evento diretores e conselheiros do IBDT e da FIPECAFI, professores do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito e do Departamento de Contabilidade da FEA, advogados, economistas, contadores, administradores de empresas e funcionários públicos especializados na área tributária. São objeto de exame e debate os temas atuais que estejam relacionados com Contabilidade e Tributação.

As manifestações dos participantes da Mesa de Debates muitas vezes são proferidas em caráter preliminar e não necessariamente expressam o entendimento definitivo do participante sobre o tema discutido.

Mesa de Debates 51 – 25.03.2026

 

  • Contabilidade na reforma tributária: impactos e controvérsias (Edison Carlos Fernandes e Fabio Silva).

 

Temas, desde que autorizados, podem ser acrescentados até a data da reunião. Os assuntos que não puderem ser tratados por falta de tempo serão transferidos para o próximo evento.

29/04 — Heron Charneski e _____: Contabilização de Contingências: Controvérsias ou Lacunas Jurídico-Contábeis?

27/05 — Victor Polizelli e Gabriel Bez-Batti: Compensação de prejuízos no GloBE

24/06 — Professor Paulo Henrique Pegas e _____: tema a definir

29/07 — Diogo Olm e Fabio Silva: Caixa e Competência na Reforma Tributária — interpretação da regra de transição do art. 408 da LC 214

26/08 — Arthur Pitman e _____: tema  adefinir

30/09 — Cristiano Santos e ____: tema a ser definido oportunamente

28/10 — Fernando Murcia e Diego Miguita: tema a ser definido oportunamente

25/11 — Guillermo Braunbeck e ______: tema a ser definido oportunamente